quarta-feira, 3 de junho de 2009

IEQ Cotolengo, Simão, o Zelote



SIMÃO - O ZELOTE


Mateus 10:2-45; Lucas 6:15; Marcos 3:18; Atos 1:13

Versículo para memorização - Mateus 10:4

Provavelmente esse homem é o menos conhecido de todos os discípulos. Os versículos acima são os únicos quatro lugares na Bíblia em que ele é mencionado. Nunca se refere a ele individualmente falando uma única palavra ou realizando qualquer ação. Temos duas palavras que dão alguma descrição dele: Cananeu e Zelotes. Vejamos por meio dessas duas palavras e de referências gerais o que podemos aprender sobre esse homem.

O nome Zelotes significa simplesmente um Zelote. Os Zelotes formavam um grupo de pessoas que queria conseguir a independência política dos judeus. Como você sabe, a nação de Israel ficou sob o domínio do governo romano durante o tempo de Cristo. Havia grupos de judeus que se juntavam, expondo-se a perda de vida e de fortunas, para se libertarem da opressão romana. Simão sujeitou-se a um chamado de abandonar esta boa causa por uma outra muito maior. Essa causa maior obviamente era pregar o Reino de Deus e expor-se a perda de tudo para que os homens fossem livres da opressão de Satanás.

A palavra Cananeu também nos diz algo sobre esse homem, embora não seja muito diferente da primeira palavra Zelotes. A palavra Zelote é um equivalente grego para a palavra caldeia Cananeu. Ambos os termos parecem referir-se a um grupo de defensores ferozes da Lei Mosaica para aquele povo estabelecido por Deus na terra de Canaã. Foi essa convicção que os fez odiar o mando romano.

Há ainda uma outra palavra que nos ensinara sobre esse homem. Essa palavra é Apóstolo. Segundo Marcos 3:13-15, Jesus pessoalmente escolheu esses homens e mandou que primeiro ficassem com Ele e então fossem adiante e pregassem. Sabemos então que lhe foi dado o poder e a ordem para curar os enfermos, levantar os mortos, expulsar demônios, etc.

Alguns suponham que esse Simão é o irmão de Tiago e Judas e filho do Alfeu de Marcos 6:3, porém, não há nenhuma evidência Bíblica para isso, e Simão era um nome extremamente comum. Alguns dizem que ele sucedeu a Tiago, irmão de João, como bispo de Jerusalém quando Tiago foi morto em 62 d. C. Também não há versículos nas Escrituras que confirmem isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário