terça-feira, 2 de junho de 2009

IEQ Cotolengo. Judas



JUDAS

Judas versículos 1-25; Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:16

Versículo para memorização - Lucas 6:16

Aqui está um homem conhecido na Bíblia por pelo menos quatro nomes diferentes. Marcos refere-se a ele somente como Tadeu (Marcos 3:18). Mateus refere-se a ele como Labadeu, cujo sobrenome era Tadeu. Comparando a lista de Apóstolos em Mateus e Marcos à lista apresentada por Lucas, descobrimos que ele também era conhecido como Judas, irmão de Tiago (Lucas 6:16). Isso fica mais evidente pelo fato de que ainda no cenáculo, onde Jesus comeu a Páscoa sozinho com os Apóstolos, Judas (não o Iscariotes) apresentou-Lhe uma questão (João 14:22).

Na epístola que leva o seu nome, ele identifica-se como Judas, o irmão de Tiago. É obvio, portanto, que estamos falando sobre Judas filho de Maria e Alfeu, o primo do Senhor Jesus Cristo.

Judas não foi um Apóstolo altamente reconhecido durante a vida de Cristo, mas parece ter sido um Apóstolo muito sério e discernente. A epístola geral de Judas, foi, em natureza, como a escrita por seu irmão Tiago. Tiago escreveu sobre problemas na conduta cristã e falsa religião. Judas escreveu para contender pela fé dada aos santos. A maior parte de sua epístola é dirigida para a exposição de falsos professores e falsos profetas. Ele fala sobre a natureza, conduta e julgamento eterno deles.

Judas foi aparentemente um bom estudioso das verdades do Velho Testamento e da história hebraica. Registra verdades aprofundadas sobre Satanás e o arcanjo Miguel. Dá-nos discernimento sobre a pecaminosidade de alguns personagens do Velho Testamento.

Deveríamos ter notado até agora, em nossa série de lições sobre os Apóstolos, que o Senhor não escolheu apenas um tipo de pessoa para o Apostolado. Escolheu todo tipo de pessoa, que possuem pontos fortes e fraquezas diferentes. Somos edificados e instruídos por aquilo que está registrado sobre eles, tanto seus sucessos como seus fracassos. E assim acontece conosco, Deus chama diferentes tipos de pessoas para diferentes tipos de trabalhos. Respeitemos, portanto, essas diferenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário