quarta-feira, 17 de junho de 2009

IEQ Cotolengo. João Apóstolo e Provérbios



Provérbios Bíblicos



"Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio." (prov. 15:17)

"Confia no Deus eterno de todo o seu coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo." (Prov. 3:5-6)

"Meu filho, escute o que teu pai te ensina e preste atenção no que sua mãe diz." (Prov. 1:8)

"A bênção do Deus Eterno traz prosperidade, e nenhum esforço pode substituí-la." (Prov. 10:22)

"Porque o caminho dos Homens estão perante os olhos do Senhor, e ele considera todas as suas veredas." (Prov. 5:21)

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." (prov. 15:1)

"Uma lingua suave é a árvore da vida, mas a lingua perversa quebranta o espirito." (prov. 15:4)

"Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quanto mais excelente é escolher o entendimento do que a prata." (prov. 16:16)

"Deus sabe por onde você anda e vê tudo o que você faz." (Prov. 5:21)

"O ódio provoca brigas, mas o amor perdoa todas as transgressões." (Prov. 10:12)

"Melhor é o pobre que anda na sua integridade, do que o perverso de lábios e tolo." (prov. 19:1)

"Estes Provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos. Eles nos ensinam a viver de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos. " (Prov. 1:2,3)

"Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espirito do que o que toma uma cidade." (prov. 16:32)





JOÃO - O APÓSTOLO

Mateus 4:21; 10:2; João 20:1-10
Versículo para memorização - Marcos 3:17

João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, é um dos mais conhecidos de todos os discípulos do Senhor. Entretanto, não é bastante conhecido por aquilo que escreveu sobre si mesmo, pois escreveu sobre o Senhor Jesus e não sobre si mesmo. O fato é que nunca escreveu seu próprio nome em nenhum lugar no Evangelho do qual é autor.
João é mencionado como o discípulo a quem Jesus amava. Obviamente Jesus amava a todos os Seus discípulos, mas parece ter havido uma afeição pessoal particular entre Ele e João. João acompanhou Jesus à sala de julgamento de Caifás (João 18:12-16). Permaneceu perto da cruz durante a crucificação do Senhor e Jesus deu-lhe a responsabilidade de cuidar de Sua mãe, Maria, depois da Sua morte (João 19:25-28). João foi o primeiro Apóstolo a chegar à tumba vazia de Jesus (João 20:4 e 5).
João foi um dos primeiros Apóstolos a sofrer perseguição pessoal depois da ascensão do Senhor. Pode-se ver isso comparando Atos 3:1 e 2 a Atos 4:1-3.
João teve seus problemas com o orgulho. Você se lembra de que ele foi um dos Apóstolos que requereu que fosse exaltado sobre o restante e sentar com seu irmão Tiago, um à direita e o outro à esquerda do Senhor.
Muitos acreditam que João viveu mais do que os outros Apóstolos. Acredita-se que tinha mais de 90 anos quando escreveu o livro do Apocalipse. João contribuiu com cinco livros para o Novo Testamento, dando-nos alguns dos maiores detalhes e compreensão espiritual sobre a divindade de Cristo, mais do que qualquer um dos seus Apóstolos companheiros.
João gastou seus últimos dias no exílio na Ilha de Patmos. Foi a partir daqui que nos deu o maravilhoso livro do Apocalipse. Devemos aprender com isso que o amor do Senhor não promete liberdade de perseguição. Promete que Cristo nos usará, estando nós com ou sem problemas, segundo o Seu propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário