segunda-feira, 15 de junho de 2009

IEQ Cotolengo, FILIPE




FILIPE - O APÓSTOLO

João 1:43-48; 6:5; 12:21, 22; Lucas 6:14; Marcos 3:18
Versículo para memorização - João 1:45

Não se vê o nome de Felipe relacionado tão freqüentemente à vida de Cristo, como se vê o de Pedro, Tiago e João. Entretanto, quando realmente estudamos sobre ele, constatamos que foi verdadeiramente um grande Apóstolo. O primeiro ato de Filipe que vemos registrado na Bíblia é seu testemunho a Natanael sobre Jesus Cristo. (João 1:45)
É evidente em Filipe uma grande falta de sabedoria. Referiu-se a Jesus, por exemplo, como o filho de José (João 1:45) e, aparentemente, acreditava que era impossível alimentar as multidões (João 6:5-7). Demorou a perceber a divindade de Jesus Cristo (João 14:8, 9). Essa falta de percepção, porém, é compensada pelo fato de que colocou sua ignorância diante de Jesus Cristo e obteve respostas. Embora ele não foi tão perceptivo como eram alguns dos Apóstolos, ele parece não ter sido tão argumentativo como foi Pedro, segundo a ocasião descrita em Mateus 16:21-23. Ouvir em vez de falar sempre nos ajuda a aprender.
Freqüentemente os Cristãos mais usados são aqueles comparativamente desconhecidos, mas que são fiéis em cumprir pequenas coisas. Que elogio maior se pode fazer a um homem, senão dizer que trouxe seu irmão a Jesus Cristo. Pense no poder evangelístico que teríamos hoje se todos os Cristãos pudessem trazer todos os seus irmãos e irmãs a Cristo. Que força ampliada haveria para ir a Samaria e até os confins da terra com o Evangelho.
Há uma tendência a confundir Filipe o Apóstolo com o evangelista que foi a Samaria para pregar e que batizou o eunuco etíope. Houve dois Filipes. Esse último foi escolhido dentre os discípulos para livrar os Apóstolos do peso de servirem às mesas (Atos 6:2-5). Portanto, não teria sido um dos doze. Visto que no tempo da dispersão, quando os discípulos foram pregar em todo lugar (Atos 8:4), os Apóstolos permaneceram em Jerusalém (Atos 8:1), é provável que aquele Filipe que foi para Samaria (Atos 8:5) não seja o Apóstolo, mas o Filipe escolhido em Atos 6:5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário