sábado, 13 de outubro de 2012

Evangélicos no Brasil. Censo 2012-2013

O Censo 2012-2013 informou recentemente o que muitos já sabiam, o crescente número de Evangélicos no Brasil e tudo indica que até o próximo Censo este número irá se elevar e muito! O Brasil é um país no qual as religiões convivem com grande paz e harmonia, com muitas pessoas até mesmo tendo contato e convivendo com mais do que uma religião crendo assim que alcançará mais rapidamente a Deus.




Algumas religiões estão ganhando cada vez mais seguidores, como entre os evangélicos que há um crescimento comprovado nos últimos anos. O Brasil que já foi considerado um país de maioria absoluta católica hoje convive com uma variedade maior de religiões e os Evangélicos se fazem presentes em várias frentes, em várias localidades.


No último censo demográfico realizado pelo IBGE comprovou-se que a população evangélica no país cresceu em relação ao último censo realizado no ano de 2000, tendo hoje uma participação de 22,2% entre a população brasileira no ano de 2010, contra 15,4% no censo de 2000.

No censo do ano de 1991 o percentual era de apenas 9%, sendo assim é certo que os evangélicos estão tendo crescimento em detrimento da população católica que está tendo redução nos últimos censos realizados.


Há de se pensar que as igrejas evangélicas talvez estejam arrebanhando mais pessoas devido ao grande número delas, tendo vários segmentos como os luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas, adventistas, pentecostais, congregacionais e outras que estão atuando em praticamente todo o território nacional.

No ano de 2012 e 2013 certamente esta tendência de crescimento continuará existindo e talvez daqui há 8 anos quando acontecerá novo censo demográfico no Brasil, os evangélicos farão parte de 50% da população, pois o crescimento desta religião está exponencial em comparação com outras religiões existentes no país, cujos administradores, governantes, pastores ou seja lá quem for responsável pela conquista de mais pessoas, não estão conseguindo o mesmo sucesso das igrejas evangélicas.



Confira os números de acordo com o Censo mais recente:

Católicos: 123 milhões.

Evangélicos: 42,3 milhões.

Sem religião: 15 milhões.

Espíritas: 3.8 milhões.

Umbandistas: 407 mil.

Candomblé: 167 mil.

Ainda de acordo com o Censo é o estado de Rondônia que conta com uma concentração maior de evangélicos em comparação aos demais estados brasileiros, cerca de 33,8%. Já o Piauí é o que apresenta o menor índice, cerca de 9,7%.


Hoje o Brasil é considerado o país com maior número de evangélicos de origem pentecostal. Outro dado desta pesquisa divulgado pelo Censo é sobre o perfil dos Evangélicos, que de acordo com a instituição tem idade mais jovem em sua grande maioria. 45,7% se identificou à pesquisa como sendo de cor parda e de cor branca 44,6%. Os índices também apontam que o crescimento maior é dos pentecostais que passaram de 10,4% para 13,3%, isto no período de 10 anos - de 2000 a 2010.

Fonte: http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2012/07/evangelicos-no-brasil-censo-2012-2013.html