quarta-feira, 1 de julho de 2009

IEQ do Cotolengo. Batalha espiritual

O QUE É A BATALHA ESPÍRITUAL

TEXTO BÍBLICO BÁSICO: ROMANOS 8.5-9; 2 CORÍNTIOS 10.3-5 REFLEXÃO: “ No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. João 16.33b

Palavra introdutória: Batalha espiritual e um dos temas mais importantes da vida cristã. Ele aparece em toda a Bíblia, desde o Gênesis ao Apocalipse. O povo de Deus sempre esteve envolvido em batalhas, conflitos, guerras, combates e confrontos espirituais. Todo crente luta, diariamente, pelo menos, contra três adversários: o diabo, a carne e o mundo.
Esta mensagem revela o inimigo, suas táticas e artimanhas; as forças satânicas e o poder das trevas; as arenas e os campos onde se travam as batalhas, e toda a movimentação dos inimigos que se levantam contra Deus e o seu povo.
Levando em conta, também, o uso da própria capacidade de cada um, o arsenal de armas ao seu dispor e, sobretudo, as estratégicas bíblicas que garantirão uma vida vitoriosa.

1-UMA REALIDADE BÍBLICA
No jardim do Éden - lugar de delícias - no início de todas as coisas, foi feita a declaração profética do próprio Deus sobre a batalha espiritual que envolveria toda a humanidade. “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” Gênesis 3.15

O inimigo das nossas almas não quer que estejamos conscientes desta batalha. Ele procura convencer a todos que, tudo que acontece é normal e pura casualidade. Será isto verdade? As coisas absurdas que sucedem a cada instante são normais? Os crimes, as tragédias, as injustiças, as distorções sociais, a destruição desenfreada da família, dos valores morais, da ética; será tudo isto mera casualidade?

OBSERVAÇÃO: O aumento assustador da violência, guerras, terrorismo, seqüestros; o uso ilegal e desenfreado da mídia e da internet que invadem a privacidade de todos, como ondas infernais devastando e destruindo o que é bom, direito e decente, será natural?É preciso urgentemente voltar - se ás Escrituras e perceber que elas estão se cumprindo.

1.1.O CONFRONTO ENTRE JESUS E satanás – O Senhor Jesus revestiu-se da natureza humana. Assumindo tal natureza, expôs-se ás mesmas situações e dificuldades do homem (Hb 2.14).Por essa razão, satanás ousou tentá-LO para O fazer pecar. No entanto, mesmo estando sujeito a todas as fraquezas humanas Ele não pecou (Hb 4.15). Por isso, é possível que, por intermédio do Senhor Jesus, os homens tornem-se o que Ele é, isto é, filhos de Deus que estão sendo conduzidos á glória.Ele venceu satanás e também venceu a morte ( 1 Co 15.54,55).

1.2. O COMBATE DA LUZ COM AS TREVAS – A multidão que ouvia Jesus em certa ocasião ficou sem entender as Suas palavras. Ele dizia ser o filho do Homem, mas afirmava, também, que permaneceria na terra por pouco tempo. Para eles, isso era uma contradição pois haviam aprendido na lei que o Messias permaneceria para sempre.Jesus exortou-os a andar na luz, a encontrar o caminho enquanto a luz estava com eles (Jo 12.35), isto é, necessitavam de procurar a salvação enquanto havia tempo.

OBSERVAÇÃO: Jesus estava comparando a situação espiritual de Israel a essa situação. Porém, Ele se apresentava ao mundo, em trevas pelo pecado, como a luz que ilumina o caminho para o céu (Jo 8.12; 9.5).Existe, portanto, um combate das trevas com a luz. Mas a luz prevalecerá na vida de todo aquele que reconhecer o Senhor Jesus como o único e suficiente Salvador. Ele é a luz do mundo.

2. CONHECENDO OS ADVERSÁRIOS
É impossível passar despercebido o que acontece no mundo espiritual. Todo crente é vítima de ataques constantes que ocorrem no viver da cada dia.

OBSERVAÇÃO: A família, os amigos, o trabalho, a igreja e tudo o que lhe diz respeito são alvos do bombardeio do inimigo e de seus asseclas.
É preciso, urgentemente, acordar do sono da indiferença e da posição derrotista de que tudo é assim mesmo, conformando-se com uma vida medíocre, pobre, infeliz e fracassada.
OBSERVAÇÃO: Os três adversários que não dão trégua ao crente são de fato: a carne, o mundo e o diabo. E para vencê-los é preciso do revestimento do poder do Espírito Santo.

2.1. A BATALHA ENTRE O ESPÍRITO E A CARNE – O homem foi criado á imagem e semelhança de Deus. Foi criado para viver retamente em adoração constante ao Criador (Ec 7.29). O pecado, porém, manchou aquele ser que foi feito para viver em pureza e santidade.A natureza humana foi contaminada e, em conseqüência disso, duas forças antagônicas lutam constantemente: o bem contra o mal. O mal é a força negativa que atua a fim de obrigar o bem a recuar. O apóstolo Paulo explica que a carne é um dos inimigos que está em luta constante contra o espírito (Gl 5.17).

OBSERVAÇÃO: Só será vitorioso nesta batalha, quem utilizar as estratégicas bíblicas ao seu dispor (Gl 5.16), buscar a plenitude do Espírito, andar dirigido e orientado por Ele, e permitir que Ele fecunde o fruto espiritual. 2.2. AS AFLIÇÕES NO MUNDO – O Senhor Jesus adverte aos crentes com referência às tribulações que passarão no mundo. Ele afirma claramente que há apertos, pressões, lutas, aflições, adversidades etc. Entretanto, Ele declara: “Eu venci” (Jo 16.33).

OBSERVAÇÃO: As preocupações diárias, o trabalho, os estudos e o corre-corre de cada dia levam ao estresse, à angústia, às pressões, parecendo que vêm para destruir o cristão.Algumas pessoas absorvem as aflições do mundo, deixando-se dominar pelo desespero ou pela inércia ao ponto de não sentirem coragem para reagir. Outras são tomadas pelo medo e, da mesma forma, perdem a capacidade de ação.

O segredo para vencer as tribulações e aflições existentes no mundo é permanecer no Senhor Jesus. Ele diz que nEle há paz. Ele garante paz verdadeira, descanso para a alma e ânimo redobrado (Jo 14.27). Infelizmente, muitos que se dizem cristãos estão perdendo a fé e a coragem de lutar contra aquilo que o mundo oferece como sendo algo bom. OBSERVAÇÃO: O cristão não pode amar o mundo (1 Jo 2.15,16). Porque quem ama o mundo não é de Deus (Tg 4.4). Esta, pois, é a razão pela qual o mundo torna-se inimigo do crente: porque “o mundo está no maligno” (1 Jo 5.19b).

2.3. OUTRO INIMIGO PERIGOSO – Observe a advertência bíblica de 1 Pedro 5.8. Existem pessoas que não crêem ou duvidam que existe diabo.Existem até seitas, grupos religiosos que ensinam que o diabo não é tão ruim e tão mal como dizem; e que ele retornará á sua posição original como querubim ungido. Não acredite nisso. Várias passagens bíblicas provam que ele é o adversário. O Senhor Jesus o chama de inimigo, tentador, homicida, destruidor (Jo 10.10ª).Para vencer o diabo com todas as suas artimanhas, estratégias, ciladas e operações malignas, é preciso estar em sobriedade, equilíbrio e, sobretudo, vigilância constante. A armadura de Deus, a couraça da fé, estão dispor, a fim de que, fortalecido no Senhor e na autoridade do seu poder, o crente se torne um autêntico vencedor.
OBSERVAÇÃO: Não tenha medo das pessoas que se levantam pensando que são mais fortes; permaneça ligado no Senhor Jesus todo o tempo, confie na presença de Deus e saiba que a vitória está garantida.O segredo é render-se à direção do Espírito Santo. Ter domínio próprio diante das provações e hostilidades dos adversários. Não brincar com o pecado, não fazer o jogo do inimigo, não se expor ás práticas mundanas, fechar todas as brechas. Lembrar-se de que o Senhor é maior e mais forte (Rm 8.31).2.4.
GUERREANDO COM O SENHOR – Como filhos de Deus somos embaixadores em terra estranha e devemos representar nossa pátria com dignidade. Postura, comportamento, caráter ético, virtudes morais, testemunho exemplar, cuidado e vigilância são atitudes fundamentais e indispensáveis na batalha espiritual (Mt 26.41).

OBSERVAÇÃO: Fomos convocados por Deus para expandir o Seu reino no mundo em que vivemos. Fomos chamados, alistados e incorporados nos batalhões que formam o exército do Senhor para o combate espiritual. Nossa missão é arrancar as almas das mãos do diabo, dos demônios e das trevas, arrebatá-las do fogo antes que sejam destruídas (Jd 23). O cristão precisa, de fato, crer que:
. O Senhor é homem de guerra (Ex 15.3);
. Deus é o Senhor dos exércitos (Zc 4.6b);
. O Senhor peleja pelo Seu povo (Ex 14.14);
. A guerra é do Senhor (1 Sm 17.47b).

3. FÉ, UMA ARMA PODEROSA Uma das mais importantes armas na batalha espiritual que conduz á vitória é a fé. Ela aparece na Bíblia como escudo, couraça, dom, fruto, doutrina, crença etc. A fé se manifesta em diferentes medidas e estilos. Ela foi fator importantíssimo, na vida vitoriosa de muitos homens, mulheres e crianças; reis, sacerdotes, profetas, famílias, grupos e até nações inteiras.

OBSERVAÇÃO: Entretanto, na vida e no ministério do Senhor Jesus, ele alcança um brilho todo especial, e uma dimensão extraordinária. Sem nenhuma dúvida, o Senhor Jesus é o consumador da fé. 3.1. A FÉ VISLUMBRA O IMPOSSÍVEL – O poder de penetração da fé, a dimensão que ela alcança e a abrangência que ela conquista determinam que ela vê o impossível dentro da perspectiva e juízos humanos. No combate espiritual, o crente em Jesus, indispensavelmente, precisa da visão da fé que o fortalecerá, transformando as impossibilidades e as derrotas em vitórias (Hb 11.1).

3.1.1. A FÉ CONSEGUE VER O AMOR DE DEUS – Os apóstolos João, Pedro e os demais, não somente ouviram, mas através da fé, tiveram o privilégio de contemplarem o grande amor de Deus. A fé possibilita ver a luz do amor de Deus.
OBSERVAÇÃO: Quando tudo e todos ao redor do cristão viram-lhe as costas, quando parece que as portas se fecham e a esperança desaparece, a fé enxerga o grande amor de Deus que fortalece e concede a vitória.

3.2. PELA FÉ SE AVISTA AO LONGE – A fé que é exercida pelo cristão não tem limite de visão. Não somente alcança o que esta perto, as coisas presentes, mas também as ocultas, as coisas futuras.

OBSERVAÇÃO: Mesmo que os dias presentes sejam de lutas e adversidades, que venham ataques de todos os lados, os cristão não deve se render, abaixar a cabeça, perder a esperança (Hb 12.2a).

3.3. A FÉ DIVISA O FUTURO – Moisés, chamado e escolhido por Deus para ser o grande líder e libertador do povo de Israel, tinha à sua disposição tudo aquilo que pode tornar uma pessoa vitoriosa dentro da ótica humana. Prestígio, capacidade intelectual, conhecimentos, fortuna, projeção, poder político, apoio popular, herança real (filho da filha de Faraó); tudo desenhado para ele ser o próximo líder mundial. Dentro do contexto daquele tempo, Moisés era o sucessor natural do grande rei Faraó, senhor do Egito e de todo o mundo de então (Ex 2.10). A fé plantada no coração de Moisés, por sua mãe Joquebede, enxergava o futuro.

OBSERVAÇÃO: A visão da fé brilhava nos olhos de Moisés. Ela penetrava além daquela situação. Moisés contemplava a terra de Canaã prometida pelo Senhor, terra boa, fecunda, que manava leite e mel. A fé olhava o futuro do seu povo, Israel, assentado e estabelecido em sua própria terra, vivendo pacificamente entre os demais povos.Muitas vezes, como ocorreu com Moisés, diante do crente está o mar Vermelho. As dificuldades, os desertos infestados de serpentes e escorpiões, o numeroso exército inimigo, adversários poderosos ameaçando a cada instante. Entretanto, precisa estar ciente de que o futuro não será assim. O amanhã será melhor. A fé em Deus e na Sua palavra levará a ver a terra que foi prometida. Terra abençoada, porque se trata de mansões celestiais. 3.3.1.
Por meio da fé, vemos Jesus. Não um Cristo derrotado, humilhado sem poder algum para salvar, curar e solucionar os problemas do ser humano. Pela fé, batalhamos a alcançamos vitória. Utilizando a fé, que uma vez foi dada aos santos, vencemos o mundo, o diabo, os demônios e todos os adversários. Em pleno combate, a visão da fé revela o Cristo coroado (Ap 14.14), que veio a este mundo, aqui viveu, batalhou poderosamente, salvou, curou, libertou e restaurou milhares de vidas. Ele morreu na cruz, após três dias ressuscitou gloriosamente, foi coroado pelo Pai no céu, onde está agora, intercedendo por nós. A fé vê o Cristo coroado (Hb 2.9).

3.3.2. A FÉ VÊ A GLÓRIA DE DEUS – O Senhor Jesus, em certa ocasião, declarou que a fé exercida possibilita a visão da glória de Deus (Jo 11.40). Ver a glória de Deus significa divisar a vitória final.

CONCLUSÃO
Os inimigos são fortes. Não se pode duvidar do que o inimigo mais audacioso é capaz de fazer para distrair o cristão, desmoralizar a sua fé, colocar dúvidas em seu coração e empecilhos em seu caminho. Mas fiel é Deus que não há de desamparar os que O buscam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário